Como fazer um cabo de rede TP 10/100 corretamente

O cabo de rede é um componente importante na estrutura física. Cabos feitos errados causam problemas de baixo desempenho e até colisões na rede. Conhecemos muitos que buscam fantasmas nas placas de rede, nos HUBs, nos computadores e na configuração acabando de comprar um Pentium 5000 e ainda ficou lento ... até fazer os cabos corretamente. Sempre use Cabo TP Cat5e como mínimo e tb de uma marca recomendada. Cabo de rede barato pode causar transtornos grandes na sua rede. Preste atenção na compra dos conectores RJ45 porque tb existem baratos que não prestam. Pequenos erros e alguns centavos a menos podem custar caros depois.

Também a pinagem dos conectores muitas vezes está sendo ignorado. A correta seqüencia dos cabinhos no conector RJ45 garante um trafego de dados até o limite possível pelos equipamentos envolvidos. Seqüencia errada pode causar falhas na transmissão, pior causa ainda re-transmissão aumentando ainda o trafego não desejado e reduzindo o desempenho geral.

Se seu HUB tem LEDs que demonstram colisões na rede e estes sempre estão piscando pode ter certeza que existem problemas de cabos e conectores.
Cabos TP de 10/100 podem ter até 100 metros de extensão mas também não chegam perto desta distância quando a pinagem está errada. Veja no diagrama aqui como fazer o cabo corretamente. As duas pontas devem ser iguais.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker