Telefonia IP: que bicho é esse?

Qualidade de serviço, segurança e mobilidade são apenas algumas das vantagens que a esta tecnologia proporciona às empresas

Diferentemente dos serviços de voz oferecidos via computador – o exemplo mais clássico disso é o Skype, embora outros aplicativos também permitam voz, como os diversos comunicadores instantâneos que existem por aí – os telefone VoIP não precisam do computador para funcionar e oferecem um grande número de serviços agregados.

Enquanto os telefones convencionais necessitam de um dispositivo adicional chamado ATA, responsável pela conversão da voz do formato analógico para o digital para que esta possa seguir pela rede IP, os telefones VoIP possuem essa característica intrínseca.

Esses equipamentos foram projetados para se conectar diretamente à rede IP da empresa e, a partir dela, ao PABX, que possui uma programação específica para diferenciar chamadas VoIP – cujo destino é um outro telefone VoIP, dentro da mesma rede (ainda que em lugares diferentes, a partir de uma rede privada virtual (VPN), ou para um provedor de serviços de VoIP – das chamadas convencionais, dirigidas a telefones da rede pública (fixo ou celular).

Mas não é só esse fator que distingue um telefone VoIP de um aparelho convencional. Mesmo os equipamentos mais simples agregam inúmeras facilidades e que podem ser utilizadas para os mais diversos fins.

Podem, por exemplo, entregar no próprio telefone IP, com elevados níveis de segurança e qualidade, serviços de diretório de usuários (uma espécie de lista telefônica à qual se pode agregar dados como e-mail, endereço etc.), permissões específicas (por exemplo, bloqueio a ligações externas ou de longa distância) e até mobilidade. Esta, sem dúvida, uma inovação importante.

Com ela, o usuário não precisa mais estar em sua mesa de trabalho para receber uma ligação destinada ao seu ramal. Da mesma maneira como se faz o logon no PC para ter acesso à rede corporativa, os telefones IP também exigem o mesmo: para ter acesso ao “seu” ramal, o usuário faz o logon em qualquer aparelho IP conectado à rede da empresa, esteja esse telefone onde estiver.

Ao fazer isso, todas as funcionalidades a que tem acesso estarão disponíveis naquele aparelho, bem como as chamadas que forem direcionadas para ele. Se ele estiver numa filial, localizada em outro estado (ou até mesmo outro país) e alguém ligar para o seu número no escritório, a chamada será entregue no telefone em que ele estiver logado – e a pessoa que tiver fazendo a chamada não irá sequer saber que isso aconteceu.

Algumas soluções de telefonia IP disponíveis no mercado oferecem ainda a facilidade de softphone. Fazendo um paralelo com o Skype, trata-se de uma aplicação que permite receber chamadas da rede de telefonia IP da empresa serviços de voz no computador (desktop ou portátil).

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker