Telefonia IP chega a US$ 621 milhões na AL

O mercado de telefonia IP obteve uma receita de 621 milhões de dólares em 2006 na América Latina, aponta estudo da Frost & Sullivan.

De acordo com a consultoria, a previsão é que este mercado chegue a 1,2 bilhão de dólares em cinco anos. O crescimento será suportado principalmente por soluções híbridas, em que a infra-estrutura IP se integra com o legado analógico das empresas. Para a Frost, o maior apelo por enquanto é a convergência de voz e dados, que reduz os custos de gerenciamento de rede e das ligações interurbanas e internacionais.

No entanto, a evolução do mercado de telefonia IP é tímida, quando comparada à base instalada nas empresas latino-americanas. A maioria das ativações de linha ainda é analógica. Segundo a consultoria, 85% dos sistemas utilizados nas corporações são de tecnologia TDM, o que prova que o setor ainda não está pronto para uma migração completa.

O estudo conclui que a opção das empresas tem sido por adotar soluções desenvolvidas gradualmente, com a migração para IP em áreas críticas e depois em outros setores.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker